Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Vamos refletir sobre o que nos conta 'Se Isto é um Homem'

Book Stories, 14.03.21

Castanhos Quentes Citação Inspiradora Outono Pos

 

Ao contrário do que tenho feito com outros livros - mas à semelhança do que fiz com 'Vozes de Chernobyl', de Svetlana Alexievich - desta vez não vou tecer a minha opinião sobre o livro 'Se Isto é Um Homem', pois a obra é tão realista, tão profunda e tão dura que as frases que selecionei falam por si.

Vou apenas acrescentar que este foi o melhor livro que li sobre os campos de concentração nazis, pois foi o primeiro que li que realmente mostra o lado humano dos prisioneiros: como eles se sentem, como eles se veem uns aos outros, qual a representação que têm deles próprios naquele inferno em comparação com aquilo que costumavam ser e sentir.

Leiam os excetos que retirem e sintam a profundidade dos mesmos. Reflitam. Não se esqueçam. Passem a palavra. Uma barbárie destas não pode, jamais, ser esquecida.

 

auschwitz-birkenau-1187890_1280.jpg

 

“Nenhum dos guardas teve a coragem de ir ver o que é que faziam os homens quando sabiam que iam morrer”

*

“Não há espelhos para noss vermos, mas o nosso aspeto está diante de nós, refletido em 100 rostos miseráveis e sórdidos”

*

“O meu próprio corpo já não me pertence: tenho o ventre inchado e os membros emagrecidos; o rosto inchado de manhã e encovado à noite; alguns entre nós têm a pele amarela, outros cinzenta; quando ficamos sem nos ver por três ou quatro dias, temos dificuldade em reconhecer-nos”

*

“Porque o Lager [o campo de concentração] é uma grande máquina para nos reduzir a animais, nos não devemos tornar-nos animais; neste lugar também se pode sobreviver e por isso é preciso querer sobreviver, para contar, para testemunhar”

*

“Não se deve sonhar: o momento da consciência que acompanha o acordar é o sofrimento mais intenso. Mas não nos acontece muitas vezes e os sonhos não duram muito tempo: mais não somos do que animais cansados”

 

auschwitz-1066516_1920.jpg

 

“Os alemães conseguiram: são 10 mil [os prisioneiros] e são uma única máquina cinzenta; estão perfeitamente dominados, não pensam e não têm vontade, marcham”

*

“Ninguém deve sair daqui, pois poderia levar para o mundo, juntamente com a marca gravada na carne, a terrível notícia do que, em Auschtwitz, o homem teve coragem de fazer ao homem”

*

“Se pudéssemos chorar! Se pudéssemos enfrentar o vento como fazíamos outrora, de igual para igual, não como aqui, como vermes sem alma”

*

“Verifica-se que existem entre os homens duas classes particularmente bem distintas: os que se salvam e os que sucumbem”

*

“Muitíssimos foram os caminhos por nós inventados e praticados para não morrer: tantos quanto são os caracteres humanos”

 

auschwitz-2559057_1920.jpg

 

“Sobreviver sem renunciar a nada do seu mundo moral a não ser por poderosas e dietas intervenções da sorte. Só foi concedido a pouquíssimos indivíduos superiores com vocação de mártires e de santos”

*

“Aqui no Lager não há criminosos nem loucos: não há criminosos porque não há lei moral à qual desobedecer; não há loucos, porque somos determinados e cada ação nossa é, naquele momento e naquele lugar, sensivelmente a única possível”

*

“Esperar agrada-nos. Enquanto se espera, o tempo avança sem sobressaltos, sem termos de intervir para o fazer avançar; pelo contrário, quando se trabalha cada minuto percorre-nos com fadiga e tem de ser expulso com muito esforço. Por isso, é sempre agradável esperar durante horas com a completa e obtusa inércia das aranhas nas velhas teias”

*

“Para nós era proibido o acesso aos abrigos blindados. Quando a terra começava a tremer, arrastávamo-nos, atordoados e coxeando, através dos fumos corrosivos dos gases até às amplas áreas ínclitas, sórdidas e estéreis. Ali jazíamos inertes, amontoados uns em cima dos outros como mortos e todavia sensíveis à momentânea doçura dos membros em repouso”

*

“Um operário civil italiano trouxe-me um bocado de pão e os restos do seu rancho todos os dias durante seis meses; ofereceu-me uma camisola sua cheia de remendos; escreveu por mim um postal para Itália e fez-me chegar a resposta. Por tudo isto, não pediu nem aceitou alguma compensação, porque era bom e simples, e não achava que o bem devesse fazer-se para obter compensações”

 

unesco-5421956_1920.jpg

 

“Creio que devo a Lorenzo o facto de estar vivo hoje; não tanto pela sua ajuda lateral, quanto por me ter constantemente lembrado com a sua presença, com a sua maneira tão linear e fácil de ser bom, que ainda existia um mundo justo para além do nosso, algo ou alguém ainda puro e incontaminado, não corrupto e não selvagem, alheio ao ódio e ao medo”

*

“Já não sou bastante vivo para ser capaz de pôr termo à minha vida”

*

“Destruir o homem é difícil, quase tanto como criá-lo; não foi fácil, não foi rápido, mas os alemães conseguiram-no. Desfilamos dóceis debaixo dos seus olhares: da nossa parte nada mais têm a recear: nem atos de revolta, nem palavras de desafio, nem sequer um olhar de condenação"