Sabiam que Tolstoi fugiu de casa e morreu de frio aos 82 anos?
Lev Tolstoi é um dos maiores nomes da literatura russa do século XIX e um dos mais reconhecidos escritores de todos os tempos.
Quando preparava a publicação de hoje no blogue descobri um pormenor tão interessante sobre a vida do autor que não resisti em fazer este breve texto para partilhar convosco.
Lev Tolstoi nasceu em 1828 em Yasnaya Polyana, na Rússia. Aos 34 anos casou com Sofia, de apenas 16, com quem teve 13 filhos – o 14º filho de Tolstoi tinha como progenitora uma antiga empregada do escritor.
Segundo os dados que são conhecidos, na noite de núpcias do casal, Tolstoi entregou o seu diário a Sofia para que ela o lesse e ficasse a conhecer as suas aventuras sexuais com outras mulheres.
Em determinada fase da sua vida, Tolstoi cortou relações com a Igreja Ortodoxa Russa. O escritor acreditava nas palavras de Jesus Cristo, mas acusava a Igreja de ter corrompido os ensinamentos de Jesus e acabou por ser excomungado.
Na senda deste percurso espiritual, Tolstoi desapegou-se dos bens materiais e, inclusivamente, abdicou da herança a que tinha direito – tendo-se transformado também em vegetariano, pois acreditava que o consumo da carne moldava a o espírito e a consciência do ser humano.
Face a esta nova postura do marido, Sofia – com 13 filhos para criar – viu-se obrigada a tomar as rédeas da situação familiar e, por isso, escrutinava todas as ações e decisões que o marido tomava no que dizia respeito às finanças.
Cansado de ser controlado pela mulher, Tolstoi, com 82 anos, fugiu de casa a meio da noite, tendo sido encontrado numa estação de comboios em Astapovo (Rússia) gelado e com febre, morrendo poucas horas depois no chão do escritório do chefe da estação.