Quem foi a Condessa de Ségur, a autora de 'As Meninas Exemplares?'
A Condessa de Ségur na verdade chamava-se Sophie Rostopchine. Nasceu a 19 de julho de 1799 em São Petersburgo, na Rússia, e morreu aos 74 anos em Paris, França.
Sophie era filha do conde Rostopchine, governador de Moscovo e ministro do czar, e passou a infância em Voronovo, na Rússia.
Mas a vida da jovem Sophie mudou drasticamente quando o pai foi acusado, em 1817, de ter ordenado o ateamento de um conjunto de incêndios em Moscovo para impedir que as tropas napoleónicas se rebastecessem.
Nesta senda, Sophie e a família foram obrigados a fugir para Paris onde, dois anos mais tarde, Sophie se casou com o conde Eugène de Ségur com quem teve oito filhos.
Anos mais tarde, quando já era avó, a Condessa de Ségur gostava de passar o seu tempo a contar histórias às duas netas Madeleine e Camille e quando estas se mudaram com o pai para Londres, a Condessa passou a escrever pequenas histórias para lhes contar.
A Condessa de Ségur tornou-se escritora aos 50 anos, tendo publicado mais de 20 romances nos quais o bem vencia sempre o mal e os erros eram sempre corrigidos.
O sucesso das obras foi enorme ainda durante a vida da Condessa e assim continuou até aos dias de hoje.