Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Os livros que se deve ler nos 40 anos da morte de Francisco Sá Carneiro

Book Stories, 04.12.20

WhatsApp Image 2020-12-03 at 20.35.07.jpeg

 

Um dos políticos mais bem-conceituados de Portugal, Francisco Sá Carneiro, tinha uma auspiciosa carreira pela frente quando perdeu a vida, a 4 de dezembro de 1980, num trágico acidente de aviação.

Tudo aconteceu na quinta-feira da última semana de campanha eleitoral para as eleições presidenciais – as segundas do novo Portugal democrático.

Francisco Sá Carneiro seguia de avião para o Porto para um jantar comício de apoio ao candidato Soares Carneiro (apoiado pelo PPD/PSD, CDS e PPM).

Com o então primeiro-ministro viajavam Snu Abecassis (a sua companheira) e Adelino Amaro da Costa (ministro da Defesa e vice-presidente do CDS) e a sua mulher, Maria Manuela Vaz Pires.

Todos morreram na queda da avioneta, deitando por terra a AD (Aliança Democrática) e dando lugar ao bloco central (PS-PSD).

A morte do então primeiro-ministro abalou Portugal e levou a uma investigação que, volvidos 40 anos, continua a dar que falar.

Um ano após o acidente, a Polícia Judiciária encerrou a investigação, apontando como causa da tragédia um acidente, pois não havia provas em contrário.

Pela mesma tese optou também o Ministério Público que encerrou o caso em 1983.

Mas entre 1982 e 2011 realizaram-se dez comissões parlamentares, das quais oito apontaram, claramente, que a queda da avioneta que matou Sá Carneiro não foi um acidente, mas sim um atentado.

Este é um episódio da história portuguesa recente que tem dado aso a muitas teorias e, consequentemente, muitos livros. Existem os defensores da tese de acidente e os que garantem que tudo aponta para que se tenha tratado de um atentado.

A panóplia de obras publicadas é grande e, abaixo, ficam algumas que se encontram atualmente com desconto.

 

Leya (livros com 30 e 50% de desconto)

 

 

Wook (livros com desconto de 20%)

 

Bertrand (livros com desconto de 10%)