Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

O Afonso Catalão (e o Nuno Nepomuceno) nunca desilude! Mais uma grande história

Book Stories, 16.02.23

What's your top tip for just getting started (3).j

Descobri o Nuno Nepomuceno durante o confinamento a que fomos obrigados na sequência da pandemia por covid-19. Vi uma promoção e comprei três livros da série Professor Catalão – ‘Pecados Santos’ (review), ‘A Última Ceia’ (review) e ‘A Morte do Papa’ (review).

Já estava a ler ‘A Última Ceia’ quando descobri que, afinal, a saga começava com ‘A Célula Adormecida’!!!

Bom, li os três livros e só depois adquiri o primeiro da série. É sempre melhor ler os livros por ordem, mas não o ter feito neste caso não afetou de forma nenhuma a minha compreensão da série e do professor.

O livro ‘A Célula Adormecida’ é muito parecido com o ‘Pecados Santos’ e, por isso, é dos meus preferidos do autor.

A trama está muito bem articulada, capaz de nos deixar agarrados ao livro, mas o que mais gostei foi o tema: o terrorismo do Estado Islâmico.

Trata-se de um tema muito atual e, no entanto, foi a primeira vez que li um livro que abordasse a questão de uma forma ficcionada (se calhar eu é que andei distraída e mais autores o fizeram). A questão dos migrantes também é um dos temas centrais, mas faltou-me o outro lado da questão: e as pessoas que não vêm por bem? E as pessoas que se infiltram entre os pobres desesperados apenas para chegar à Europa e destilar ódio e ceifar vidas?

Ainda assim, a história é muito boa e a escrita também muito simples. Aliás, o que me tornou fã do autor é a forma simples como ele consegue explicar assuntos tão difíceis e delicados como o islamismo (neste livro) e o judaísmo (‘Pecados Santos’).

Nuno Nepomuceno tem esta capacidade de absorver informação e vertê-la nas suas páginas de uma forma simples, fácil e direta, capaz de ser entendida por toda e qualquer pessoa. A isto soma-se ainda a extraordinária capacidade imaginativa de construção de uma história em que os percursos de várias personagens se cruzam sem nunca se atropelarem o que, naturalmente, acaba por surpreender o leitor pela positiva.

Este autor português contemporâneo é, certamente, um dos meus preferidos!

 

📖

a ‘aula’ de islamismo que nos é dada,  a trama que é construída com várias personagens sem atropelos

a não exploração de todos as dimensões das migrações no Mediterrâneo

⭐ 4

 

desejo-billboard