'Nómada', o primeiro vencedor de sempre do Prémio Literário Armando da Silva Carvalho
'Nómada', de João Luís Barreto Guimarães, foi anunciado como o primeiro vencedor de sempre do
Prémio Literário Armando da Silva Carvalho, atribuído pelo Município de Óbidos em honra do poeta e nome maior da literatura portuguesa.
O anúncio foi feito à margem da comemoração do dia em que Óbidos assinala cinco anos de Cidade Criativa da Literatura da UNESCO.
O Prémio Literário Armando da Silva Carvalho destina-se a premiar uma obra de poesia, escrita em língua portuguesa, cuja primeira edição tenha sido publicada em qualquer país da lusofonia ― este ano foram contempladas cinquenta obras de poetas provenientes de vários países de língua portuguesa.
O vencedor irá receber uma viagem a uma Cidade Criativa da Literatura da Unesco.
Tendo em conta o momento de pandemia atual, a cerimónia de entrega do prémio não ocorrerá como inicialmente previsto, pelo que será agendada a sua celebração quando da realização da próxima edição do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, cuja data será oportunamente anunciada.
Em abril de 2019, 'Nómada' arrecadou o prémio de Melhor Livro de Poesia naquela que foi a primeira distinção nesta categoria dos Prémios Bertrand.
João Luís Barreto Guimarães é o autor de outras obras como 'Movimento', 'O Tempo Avança por Sílabas', 'Mediterrâneo', 'Você Está Aqui' e 'Poesia Reunida', entre outros.