Médico apresenta 'Um Caminho Para a Cura'
A Dom Quixote acaba de editar 'Um Caminho para a Cura, Realidades e Propostas para o Sistema e Saúde em Portugal', onde o deputado e médico Ricardo Baptista Leite faz um manifesto sobre o futuro da saúde em Portugal, alertando para a necessidade da implementar mudanças urgentes depois de fazer um diagnóstico detalhado da situação presente e da sua evolução ao longo das quatro décadas de existência do Serviço Nacional de Saúde.
Perante a fragilidade do nosso sistema de saúde e as vulnerabilidades da nossa população, agravadas entretanto pelo desafio da crise da COVID‑19, a necessidade de mudanças profundas no nosso país tornam-se ainda mais urgentes
"Apresento neste livro um conjunto de propostas, que designei por opções terapêuticas, e que pretendem consubstanciar as tão necessárias transformações estruturais do futuro do sistema de saúde português”, escreve o deputado do PSD que propõe a extinção dos “colossos burocráticos” das Autoridades Regionais de Saúde substituídas por Unidades Locais de Saúde, a passagem das responsabilidades da DGS para três entidades distintas e a sua extinção com a criação de uma nova autoridade nacional de saúde – Saúde Pública Portugal (SPP).
Ricardo Baptista Leite defende ainda o pagamento de taxas moderadoras diferenciadas em função dos rendimentos e a criação de um Ministério da Saúde e do Bem-Estar, agregando competências do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
“Assumo que estas opções terapêuticas para o nosso sistema de saúde são apenas isso: opções. Esta obra pretende que as ideias aqui apresentadas sirvam para o início de diálogo entre políticos, gestores, profissionais de saúde, doentes, em suma, entre todos os portugueses, para urgentemente definirmos juntos o nosso caminho futuro”, escreve Ricardo Baptista Leite, para quem “os dados são claros a demonstrar os enormes riscos que a nossa nação enfrentará se não mudarmos de rumo no cumprimento das nossas respostas de saúde à população”.
“Atingimos um ponto em que injetar apenas mais dinheiro na Saúde, ainda que o tivéssemos, não chegaria... é mesmo preciso reformar!”, escreve José Fragata, vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, no prefácio da obra.
Ricardo Baptista Leite nasceu em Toronto a 31 de maio de 1980. É médico, professor universitário, analista e político. É deputado da Assembleia da República, eleito pelo PSD, membro da Assembleia Municipal de Cascais e Coordenador Científico de Saúde Pública do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.