Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Homenagem a John Le Carré

Book Stories, 14.12.20

Castanhos Quentes Citação Inspiradora Outono Pos

 

Morreu, este sábado, um dos nomes maiores da literatura britânica e mundial.

John Le Carré, que marcou uma geração de leitores com os seus livros sobre espiões, fechou os olhos para sempre aos 89 anos.

Mas o seu nome perdurará para sempre no imaginário de milhões de pessoas graças aos seus livros inspirados na sua própria experiência pessoal enquanto agente do MI5.

David John Moore Cornwell trabalhou com os serviços secretos britànicos entre 1958 e 1964, sendo que o primeiro livro – ‘Chamada para a Morte’ – foi publicado em 1961. No ano seguinte publicou ‘Um Crime Quase Perfeito’ e em 1963 ‘O Espião que Saiu do Frio’.

O sucesso deste último livro foi tal que David, que ficou mundialmente conhecido pelo pseudónimo de John Le Carré, deixou a vida de espião para se dedicar inteiramente à escrita.

A Guerra Fria foi um dos grandes temas das suas obras, mas com a queda da Cortina de Ferro, o autor decidiu modernizar-se e acompanhar a mudança dos tempos, passando a introduzir nos seus romances temas como o desmembramento da União Soviética, a política dos Estados Unidos da América no Panamá, as manobras obscuras da indústria farmacêutica em África e o terrorismo islâmico.

John Le Carré escreveu 25 romances, mas também ensaios, textos de opinião e até contos e vários dos seus livros foram adaptados para o cinema, como ‘O Espião que Saiu do Frio’, ‘O Fiel Jardineiro’, ‘A Rapariga do Tambor’, ‘A Toupeira’, entre outros.

 

natal-billboard

2 comentários

Comentar post