Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

'Há sempre uma primeira vez' para ler Margarida Rebelo Pinto

Book Stories, 30.10.20

Laranja Ilustrado halloween Post Facebook (1).jpg

O livro ‘Há Sempre Uma Primeira Vez’ de Margarida Rebelo Pinto foi publicado em 2013 pelo Clube do Autor.

 

Sinopse:

Escrito ao jeito do bestseller A Minha Casa é o Teu Coração, neste novo livro a escritora Margarida Rebelo Pinto volta à análise das, por vezes complicadas, relações entres homens e mulheres. A partir daí, através de pequenas narrativas, a escritora descreve com humor as várias fases que um relacionamento pode ter.
Do enamoramento à paixão e desta ao desencanto, Margarida Rebelo Pinto revela neste livro, sem subterfúgios ou rodeios, a habitual intensidade emocional e o apurado sentido de humor que tão bem caracterizam a sua escrita.

 

Opinião:

Margarida Rebelo Pinto revela-se, novamente, numa escrita muito leve.

Tem uma escrita para entreter, mas, no entanto, leva-nos a refletir e a criar diferentes interpretações e análises sobre o amor e sobre as relações no geral.

O momento em que comprei este livro foi muito pessoal. Passei por ele na banca de um supermercado, achei a capa bonita e abri numa página ao calhas. O que me marcou foi o facto de a primeira frase que li ter-me transmitido uma mensagem muito direta relacionada com a fase que estava a viver naquele preciso momento.

"Uma das melhores coisas da vida é que ela muda. Nem sempre muda quando queremos ou desejamos, mas muda".

Esta frase foi o suficiente para trazer o livro comigo para casa e não posso dizer que me tenha desiludido, como também não posso dizer que tenha entrado para o grupo dos meus livros preferidos. 

A obra, de capa grossa, é composta por quatro grandes temas que estão divididos por capítulos. Há capítulos com com mais humor, outros mais profundos. Há também aqueles com que me identifiquei bastante e outros que achei que demasiado estereotipados.

 

Confiar naquilo que sentimos não é só um exercício de coragem, também é um voto de confiança, tanto em nós, como nos outros. Quando não acreditamos na nossa força e nas nossas capacidades, não conseguimos acreditar em nada, porque a nossa realidade começa e acaba em nós

 

Confesso até que houve uma fase em que tive de parar de ler porque já estava a enjoar o tema.

Mas não desisti. Regressei à leitura, algum tempo depois, e terminei coom a opinião inicial: este é aquele livro que em alguns momentos pensamos "é mesmo isto" ou "pensava que isto estava só na minha cabeça, afinal acontece a mais pessoas".

E isto, em determinados momentos da nossa vida, é um verdadeiro consolo e até uma ajuda.

Desde frases inspiradoras ao mais comum dos clichés, este livro dá-nos momentos divertidos - sim, dei por mim a rir a ler determinadas passagens - mas também nos dá momentos de maior reflexão e (tentativa de) autoconhecimento. 

 

📖

☝️ Pontos Positivosleitura leve

👇 Pontos Negativos: a extensão do livro

⭐ Avaliação: 3 estrelas

 

Halloween 2020 | Livros de Arrepiar - Billboard 1

1 comentário

Comentar post