Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Book Stories 2.0

Porque todos os livros contam uma história

Em '9 de Novembro' damos um significado especial ao amor

Book Stories, 19.01.23

What's your top tip for just getting started (1).j

O ‘9 de Novembro’, de Colleen Hoover, dá-nos a conhecer a história de Fallon e Ben, dois jovens de 18 anos que se conhecem num restaurante numa cena que, claro, só poderia acontecer num livro (ou num filme).

O título do livro resume a história, pois durante anos o dia 9 de Novembro vai ficar marcado por acontecimentos. Alguns trágicos, outros especiais, outros dolorosos, outros reconfortantes. Mas não é assim a vida? Cheia de momentos bons e maus, felizes e infelizes?

Este não é o meu género de leitura, mas devorei o livro numa tarde. Simplesmente não consegui parar de ler e a culpa é da autora que construiu uma narrativa intensa e envolvente.

Aliás, não raras vezes o meu coração disparou. “Será que é agora?”, “O que vai acontecer?”. Vivi intensamente a história destes dois jovens que se comprometeram com algo que, honestamente, não vejo como alguém da idade deles o pudesse fazer nos dias que correm.

Acho que é por isso que o livro me cativou, por ser uma história de amor entre dois miúdos, uma história que a cada capítulo eu achava que tinha terminado exatamente por acreditar que no mundo real este amor não acontece e este amor não existe.

Afinal, quem não gosta de uma boa história de amor, especialmente quando se trata de um amor tão intenso, tão sofrido, tão inocente e ao mesmo tempo tão culpado?

Esta história aborda ainda um tema que não é muito explorado pela sociedade em geral e que é a falta de confiança que temos em nós próprios. Existem variadíssimas razões para que alguém se sinta inferior em relação a outro e, no entanto, poucas são as pessoas que conseguem ler o outro para lá das aparências e conseguir perceber essa inferioridade e essa comiseração que uma pessoa é capaz de sentir por si própria.

Em termos técnicos, a escrita da autora é fácil, é muito simples e isso facilita a leitura. A construção da narrativa é extraordinária porque prende o leitor, impedindo-o de parar de ler sem, contudo, nunca se fartar por estar sempre a ler apenas as duas personagens. O que para mim é um ponto muito positivo, não ter que dividir a atenção com mais personagens e não ter que esperar passar capítulos para chegar novamente àquela personagem.

E o final… bom, não posso fazer spoiler, mas fiquei com o coração apertado quando tudo se descobriu!

A história de amor

 Não encontrei nenhum

 4 

Em www.bertrand.pt