"'De mim direi o que deixarem". 'Poesia' de Luiza Neto Jorge
Assírio & Alvim volta a disponibilizar toda a 'Poesia' de Luiza Neto Jorge reunida num único volume. A presente edição é ampliada com textos dispersos recém-recolhidos.
Com edição de Fernando Cabral Martins e colaboração de Manuele Masini, esta 'Poesia' de Luiza Neto Jorge corrige e aumenta as duas antologias anteriores (de 1993 e 2001).
O presente volume reúne mais textos dispersos extraídos de diferentes jornais e revistas, mas nunca publicados em livro, e ainda poemas que aparecem nas edições originais de 'A Noite Vertebrada', 'Quarta Dimensão' e 'Terra Imóvel', mas que não vêm integrados depois em 'Os Sítios Sitiados'.
«Excluem-se um poema e alguns versos de outros dois, publicados em Terra Imóvel, dado aparecerem riscados pela poeta no seu exemplar de mão», frisa o prefácio de Fernando Cabral Martins que, sobre a autora, enaltece: «Luiza Neto Jorge é única. Aproximável, mas incomparável com outros poetas do seu tempo, do passado ou do futuro.»
Na nova capa vigora agora um momento captado pela objetiva de Jorge Martins, no seu próprio ateliê em Paris. Outras obras do artista plástico figuram nestas páginas, nomeadamente desenhos feitos para a edição francesa da coletânea A Lume