Como o amor de um pai pode sufocar e provocar a raiva num filho
Tendo como pano de fundo a Guerra da Coreia, 'Indignação' conta a história da educação do jovem Marcus Messner, um jovem que enfrenta as circunstâncias assustadoras e as obstruções anómalas que a vida acarreta.
Na América de 1951, segundo ano da Guerra da Coreia, Marcus Messner, um jovem estudioso, disciplinado e intenso, nascido em Newark, Nova Jérsia, inicia o seu segundo ano de universidade no campus conservador e rural da Universidade de Winesburg, Ohio.
E porque é que ele está lá e não perto de casa, na Universidade de Newark, onde começou por se matricular? Porque o pai, um austero e trabalhador talhante de bairro, parece ter ficado louco - louco de medo e preocupação perante os perigos da vida adulta, os perigos do mundo, os perigos que vê em todos os cantos à espreita do seu filho querido.
Como a mãe sofredora e desesperadamente atormentada diz ao filho, o medo do pai é fruto do amor e do orgulho. Talvez seja, mas faz nascer uma tal raiva em Marcus que ele não suporta viver mais tempo com os pais. Vai-se embora de casa e, longe de Newark, na Universidade do Midwest, terá de encontrar o seu caminho no meio das tradições e restrições de uma América diferente.
Esta é uma história de inexperiência, loucura, resistência intelectual, descoberta sexual, coragem e erro contada com toda a energia criativa e todo o engenho de que Philp Roth é possuidor.
Simultaneamente, é um poderoso aditamento às investigações levadas a cabo pelo autor sobre o impacto da História da América na vida do indivíduo vulnerável.
Publicado pela primeira vez em 2009, esta é uma nova edição, agora de capa mole, de um romance entretanto adaptado ao cinema, em 2016, tal como aconteceu com outros livros do autor.
'Indignação' hoje chega às livrarias.